Sintomas da doença de Alzheimer
Com o avançar da idade, é comum demonstrar-se alterações na memória. Porém, os sintomas do Alzheimer vão além do simples esquecimento do dia-a-dia.
Os doentes têm dificuldade em comunicar, aprender e raciocinar. Têm também, problemas em efectuar trabalhos e actividades sociais e familiares.
Os principais sintomas da doença de Alzheimer são:
1. Perda de memória (esquecer a informação que foi adquirida recentemente p.e. incapaz de se lembrar do que estava a dizer).
2. Dificuldade para realizar actividades rotineiras (dificuldade em realizar tarefas do dia-a-dia p.e. preparar uma refeição, fazer um simples telefonema).
3. Esquecimentos (perda de orientação p.e. perderem-se no bairro onde vivem ou esquecerem-se como voltar para casa).
4. Poder de apreciação e raciocínio abaixo do normal (vestir-se de forma inapropriada p.e. várias camadas de roupa em dias quentes ou pouca roupa em dias frios).
5. Problemas com pensamento abstrato (dificuldade em realizar raciocínios mentais p.e. esquecer-se para que servem ou devem ser usados os números).
6. Colocar os objecto em sítios ao qual não pertencem (p.e. colocar uma figideira no congelador em vez de arrumá-la no armário).
7. Mudanças de humor e comportamento (alteração rápida de humor e comportamento p.e. estarem calmos a ver televisão e de repente tornarem-se depressivos ou agressivos).
8. Mudança de personalidade (podem ficar confusos, desconfiados, medrosos p.e. tornar-se dependente de um ente querido).
9. Perda de iniciativa nas actividades (tornam-se mais passivos p.e. dormir mais horas que o normal, perda de disposiçao para realizar tarefas usuais).
10. Problemas com a linguagem (esquecer palavras simples, dificuldade na forma de falar ou escrever p.e. não encontrar a escova de dentes e, em vez de perguntar - Onde está a minha escova de dentes? – pergunta - Onde está o objecto de limpar a boca?).
O Alzheimer é uma doença progressiva e, por isso, apresenta várias fases, cada uma com os respectivos sintomas:
Fase Inicial de Alzheimer:
Perda de memória a curto prazo, perda da capacidade de se concentrar em algo, perda da capacidade de desenvolver um pensamento e uma certa desorientação no tempo e no espaço.Fase Leve a Moderada de Alzheimer: Dificuldades na linguagem (diminuição do vocabulário e dificuldade na fala), dificuldades na percepção e na execução de movimentos, grande perda de memórias a curto prazo (a memória a longo prazo não é tão afectada) e descoordenação motora.
Fase Grave de Alzheimer: Incapacidade de realizar qualquer tarefa e comunicar (devido à falta de vocabulário), incapacidade de reconhecer parentes e pessoas próximas, acentuadas mudanças de humor às quais se seguem degeneração muscular, ilusões, incapacidade de comer sozinhos e por fim a morte.